Capa
Volume 1 / Fascículo 7
Abril 1948
Descarregar revista
En esta série de artículos com que Gazeta postulados que servían de arranque para de Física contribuye tan eficazmente a poner de manifiesto la importancia grandísima que los estudios físicos tienen en todas las actividades humanas, tócame hacer ver cómo, en el momento presente, todo filósofo necesita tener ideas claras acerca de lo que ocurre en el campo de la física. Los libros con que se trata de satisfacer esta necesidad son ya abundantísimos, y ello es la mejor prueba de que la demanda existe. Hacer de su contenido una exposición, aunque fuera muy superficial, es imposible dentro de los limites que, razonablemente, ha de tener este artículo. Me limitaré a glosar algunos párrafos de mi reciente libro Esquema físico del mundo, escrito expresamente para los filósofos espanoles.
A presente secção do ensino médio tem duas finalidades essenciais: uma, apreciar o ensino da Física no curso liceal; outra, esclarecer os estudantes que muitas vezes se queixam da má compreensão de certas noções. Aqui nos encontramos ao seu dispor e, dentro desse espírito, vamos tratar dum assunto que nos parece de importância capital. Durante o estudo da Física, há muitas ocasiões em que os alunos têm de referir-se à proporcionalidade directa entre os valores de duas grandezas como sejam: os valores dos caminhos percorridos por um corpo animado de movimento uniforme e os valores dos tempos gastos em percorre-los; os valores das forças com que duas massas magnéticas se solicitam mútuamente e os valores dessas massas, etc.
Resoluções de Rómulo de Carvalho
Resoluções de Rómulo de Carvalho
Resoluções de Glaphyra Vieira
Acabamos de receber uma informação sensacional: a produção de mesões no grande ciclotrão de Berkeley. A nossa admiração junta-se ainda a surpresa agradável de sabermos que um dos autores da notável des- coberta foi um físico brasileiro, o Dr. C. M. G. Lattes.
Como é sabido, a imagem de um ponto luminoso, produzida por um sistema óptico não é nunca um ponto, mesmo que o sistema óptico fosse isento de todas as aberrações. A imagem é de facto constituida por um círculo luminoso rodeado por anéis luminosos menos intensos. Este facto provém do fenómeno de difracção da luz e resulta da natureza ondulatória desta. O que nos aparece como imagem de um objecto pontual é o pequeno círculo brilhante, conhecido pelo nome de círculo de Airy.
Os fenómenos luminosos acompanham por vezes certos fenómenos físico-químicos; assim, entre as reacções químicas existem as chamadas reacções fotoquímicas, ou porque em certos casos é necessário fornecer luz para que a reacção se dê, ou porque noutros a reacção produz luz.
A importância sempre crescente dos conhecimentos que se relacionam com a descoberta dos elementos transuranianos e o facto desses conhecimentos se encontrarem dispersos por várias revistas científicas, levou-nos a pensar que seria útil fazer uma síntese do que até hoje tem sido publicado sobre este assunto.
Resoluções de Alice Magalhães
Resoluções de Marieta da Silveira
Além da enorme contribuição prestada pela Física às Ciências biológicas por intermédio dos instrumentos de trabalho que aquela lhes tem fornecido, facto já aqui posto em devido relevo pelo Prof. F. Rezende, a Ciência física tem-se revelado utilíssima e imprescindível na interpretação dos próprios fenómenos da Vida.

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física