Capa
Volume 5 / Fascículo 8
Julho 1973
Descarregar revista

É apresentado o projecto e a execução dum tipo particular de laser: um laser de dióxido de carbono, azoto e hélio. O projecto e a execucão foram feitos em casa, em tempo livre, de Outubro de 1971 a Janeiro de 1973. Os resultados estão de acordo com os dados experimentais conhecidos para este tipo de laser.


O maior interesse do osciloscópio de raios catódicos reside na possibilidade de nos fornecer sinais luminosos, no alvo, que traduzem, graficamente, variações de tensão em função do tempo. Quando se pretende estudar, sem osciloscópio, variações dessa natureza relativamente a um dado circuito, poder-se-ão recolher dados numéricos obtidos por meio de instrumentos de medida apropriados (medidas de tensões e medidas de tempo) e com eles traçar um gráfico utilizando um sistema de coordenadas rectangulares em que no eixo das abeissas se marcam os valores dos tempos e no das ordenadas os valores das tensões.


O interesse pelo estudo das propriedades dos materiais semicondutores vem já do século passado, quando, em' 1873, foi observado que a condutância dos cristais de selénio dependia do nível de iluminação. Nos primeiros anos do nosso século, os semicondutores eram utilizados largamente como detectores de sinais de rádio. O dispositivo mais comum consistia num cristal de sulfureto de chumbo em contacto com um fio flexível, o «pesquisador». Era este o orgão central das tão conhecidas «galenas»


Um exemplo simples de aplicação do modelo molecular de Weiss diz respeito ao ferromagnetismo. O primeiro artigo desta série ocupava-se deste problema [1]. Vamos procurar estudar, dentro das mesmas linhas de simplicidade, o antiferromagnetismo, deixando para mais tarde o estudo do ferrimagnetismo.


É uma consequência inevitável do progresso científico e tecnológico que problemas e fenómenos do passado ocupem hoje um lugar comum na vida diária. Desde que a tecnologia nos forneceu matérias plásticas e fibras sintéticas o seu uso no vestuário e em objectos de uso corrente tem tornado o vulgar cidadão bastante consciente da existência da electricidade estática Em dias razoávelmente secos qua'quer pessoa terá notado que os cabelos ao serem penteados parece não quererem desligar-se do pente e que se eriçam, terá ouvido o crepitar e até visto no escuro o darão de pequenas descargas e/éctricas ao despir uma camisola ou verificado o comportamento peculiar da camisa que, acabada de despir, pendurou num cabide parecendo ser atraída para objectos próximos.


  • Atualização didáclica dos Professores de Física e de Química do Ensino Secundário
  • O ensino da Física na Universidade do Porto
  • Uma poderosa técnica de investigação em física das superfícies à disposição da ciência e da tecnologia nacionais

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física