Capa
Volume 32 / Fascículo 1
Janeiro 2009
Descarregar revista
Uma senhora franzina, no aprumo de um tailleurcom- camisa-branca e dos cabelos prateados de 60 anos de idade, deixa o hotel Adlon de Berlim junto às Portas de Brandenburgo, com duas malas de fim-de-semana, dez marcos e um anel antigo com um diamante na bolsa. Apanha o comboio para Groningen. Na fronteira entre a Alemanha e a Holanda, mostra o passaporte à polícia alemã. Outro polícia, de farda holandesa, toca nas costas do colega e olha-o significativamente. Fingem ambos uma distracção casual e não verificam o passaporte inválido, de um país que já não existe. A senhora segue viagem e horas depois chega a Berlim um telegrama lacónico “o bébé já chegou”...
O Programa Científico do JLab
Buracos negros são objectos astrofísicos extremamente fascinantes. um dos eventos mais espectaculares e violentos do cosmos é a colisão de dois buracos negros.
A guerra contra o cancro tem sido uma luta árdua e sem tréguas, onde avanços tecnológicos têm permitido uma maior eficiência no tratamento e um prolongar da vida dos doentes.
Na verdade, é fácil compreendê-lo: os conceitos hoje em dia aceites em economia têm pouca ou nenhuma ligação concreta com a realidade, constituindo um desafio para os físicos.
Em Janeiro deste ano, a descoberta da fissão nuclear fez 70 anos. Quando Lise Meitner - que explicou o fenómeno e, com Otto Hahn, criou o laboratório onde se fez a descoberta - quis estudar física, o pai, advogado vienense e homem de ideias avançadas,não a impediu. Mas, cauteloso e pragmático, bem na vida mas pai de oito filhos, impôs que estudasse primeiro francês (tocar piano já sabia) e obtivesse um diploma de professora para assegurar a independência.
Neste trabalho dar-se-á uma breve panorâmica do estado dos recursos uraníferos e das tecnologias futuras de reactores nucleares de cisão, tendo em mente os pilares do desenvolvimento sustentável.
Este trabalho descreve os passos previstos, no contexto de uma colaboração internacional de dimensão global, até à construção de uma central eléctrica de fusão nuclear. Esta central será, certamente, uma das grandes conquistas da Ciência e Tecnologia deste século.
o ano passado, passei uma boa parte do meu tempo a viajar no Médio oriente, enquanto produzia uma série de televisão para a BBc chamada “ciência e Islão”, e aprendi muitas coisas interessantes sobre história da ciência que são importantes para desfazer alguns equívocos amplamente difundidos no ocidente.
o que têm em comum Johannes Kepler e Edgar Allan Poe? Pois ambos são motivos de centenários neste ano de 20 09: passam 4 0 0 anos da publicação da “Astronomia Nova”, o livro que contém as duas primeiras leis do astrónomo alemão, e passam 2 0 0 anos do nascimento do poeta e contista norteamericano.
O ECLIPSE DO SOL NA ILHA DO PRÍNCIPE || Em 2009 vamos descobrir o nosso Universo. Ano Internacional da Astronomia 2009 || Morreu Conceição Bento || ADN - Associação para a Divulgação da Energia Nuclear || Medical Physics Workshop - Where is Portugal in the Medical hysics World || Jovens portugueses: os mais interessados da Europa por notícias sobre ciência e tecnologia || Astronomia em Crescente 2009 || Pa rticipação portuguesa no projecto FAIR || SPARC 2009
O PROJECTO RADIAÇÃO AMBIENTE ESTÁ A DECORRER NESTE ANO LECTIVO COM A PARTICIPAÇÃO DE 25 ESCOLAS DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE TODO O PAÍS E DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES, EM PARCERIA COM O DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA E O LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO E FÍSICA EXPERIMENTAL DE PARTÍCULAS (LIP).
Olha para a tua mão direita. Será igual à tua mão esquerda? Consegues sobrepor ambas as mãos? Não, elas são diferentes. Também não consegues enfiar na mão direita a luva da mão esquerda. Mas há uma semelhança que descobrirás com a ajuda de um espelho.
No futuro, poderão ser utilizados no transporte de energia, evitando as perdas térmicas (efeito Joule), e na construção de computadores ultra-rápidos. Com a descoberta de materiais cerâmicos que se tornam supercondutores, usando o azoto líquido, que é fácil de manipular, como refrigerante (a 77 K), é possível demonstrar o fenómeno da levitação magnética em qualquer escola.
As carreiras de dois físicos tornados gestores.
PUBLICAMOS NESTE NUMERO UMA SEGUNDA PARTE DE EXCERTOS DO DEBATE, CONDUZIDO POR FILIPE MOURA (FM), EDITOR DA GAZETA DE FÍSICA, ENTRE LUIS ALVAREZGAUMÉ (CERN, GENEBRA), DIETER LüST (LUDWIG-MAXIMILIANS UNIVERSITY) E PETER WOIT (COLUMBIA UNIVERSITY), ONDE, A PROPÓSITO DA CONFERÊNCIA “A CIÊNCIA TERÁ LIMITES?”, REALIZADA NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, SE DISCUTIU A VALIDADE DAS TEORIAS DE SUPERCORDAS.

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física