Capa
Volume 15 / Fascículo 1
Março 1992
Descarregar revista

Neste artigo descreve-se um estudo piloto desenvolvido com a aplicação de um questionário a 541 alunos do 9° ano de 13 escolas secundárias portuguesas para identificação de atitudes em relação à tecnologia e ao nível de compreensão do conceito de tecnologia. As recolhas de dados foi feita por 25 orientadores de estágio que participaram no verão de 1990 numa Workshop Internacional para a Formação Contínua de professores de Física e Química das Escolas Secundárias, sob o tema «Energia, Radiação e Ambiente», organizada pela autora e por professores dinamarqueses, realizada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa e subsidiada pela Direcção-Geral do Ensino Básico e Secundário e pelo Projecto ERASMUS em Bruxelas. O questionário utilizado neste estudo (PATT — Pupils Attitudes Towards Technology) foi desenvolvido pela Universidade Técnica e Pedagógica de Eindhoven na Holanda e aplicado em cerca de 14 países da Europa, América e África, na versão original ou modificada conforme os contextos. Os resultados completos foram apresentados pela autora deste artigo na «PATT 5 Conference: Technology Education and Industry», em Eindhòven, 18-24 Abril 1991.


De todos os fenómenos naturais, talvez tenham sido os eclipses do Sol e da Lua aqueles que mais impressionaram, ao longo dos séculos, os habitantes das regiões em que a sua observação se tornava possível. Embora a acumulação de conhecimentos e o contínuo aperfeiçoamento dos recursos técnicos e teóricos tenham afastado definitivamente os deuses e forças ocultas que, em pleno dia, escondiam o Sol ou, numa noite de luar, devoravam a Lua, ainda hoje uma estranha sensação se apodera daqueles que experimentam a felicidade de presenciar tal espectáculo.


É hoje bem conhecido e aceite que a radiação de sincrotrão teve um enorme impacto em áreas das Ciências da natureza como a Medicina, Biologia, Bioquímica e Biofísica e também em Química, Química-Física, Ciências dos Materiais, Física Atómica, Molecular e do Estado Sólido, Catálise, etc. A radiação de sincrotrão é radiação electromagnética emitida por partículas carregadas, electrões ou positrões, acelerados a velocidades próximas da da luz. É produzida em anéis aceleradores com diâmetros que variam desde 30 m a cerca de 300 m e onde a energia a que as partículas são aceleradas varia de 600 MeV a 6 GeV, respectivamente, obtendo-se nestas últimas radiação emitida de menores comprimentos de onde que nas primeiras.


Usa-se um meio quantitativo de descrição de curvas de luz de estrelas cefeidas, apresentado em 1981 por Sirnon e Lee, para um conjunto de 3000 observações fotométricas de 82 estrelas, todas provenientes da mesma fotometria (Moffet e Barnes, 1984). Sugere-se uma aplicação deste método para comparação de previsões de modelos teóricos, e para classificação de estrelas de calibração da relação período-luminosidade-cor.


Galileu opôs-se a Aristóteles na questão da queda dos graves e as suas ideias sobre esse tipo de movimento foram incorporadas nas ciências físicas que então nasceram. É, porém, notável que as opiniões de Aristóteles tenham persistido durante cerca de dois mil anos sem nunca terem sido alvo de qualquer crítica consequente. Acontece que, apesar de ridicularizada no século XVI por. Galileu e esquecida hoje pelos manuais escolares de física, a doutrina de Aristóteles apresenta o mérito de corresponder de certo modo a muitos dados da observação corrente. Foi essa, afinal, a grande razão da sua longevidade.


Está em curso um amplo movimento europeu para a re-estruturação profunda da Sociedade Europeia de Física. Pretende-se criar as condições financeiras, de representatividade e os novos meios de acção, para que a EPS possa desempenhar um papel representativo na Europa, em consonância com a real importância que a Física 'tem nos domínios científico, tecnológico, educacional e cultural


O apoio aos estágios da licenciatura em  Ensino de Física e Química na Universidade de Évora

O artigo do Secretário Geral da S.P.F., Doutor Matos Ferreira, com que a Gazeta de Física de Junho de 1991 abriu as suas páginas conseguiu transmitir uma série de preocupações muitos sócios e veio abrir também perspectivas à concretização de um debate sobre problemas constantes dessas preocupações.


  • Delegação Regional do Norte 
  • Delegação Regional de Coimbra
  • Olimpíadas Regionais de Física 92
  • Novas Divisões Técnicas da SPF  

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física