Capa
Volume 3 / Fascículo 5
Junho 1957
Descarregar revista
Embora tardiamente não quer deixar a Gazeta de Física de arquivar nas suas páginas, em lugar de relevo, a notícia da morte de Irene Curie, cujo nome, junto aos de seus pais e de seu marido, é um dos mais gloriosos que a história do nosso tempo regista. Irene Curie, cuja morte se deu em 17 de Março do ano findo, deixa uma obra saudosa e imorredoira nos anais da Física Nuclear. Em sua homenagem transcrevemos algumas das palavras proferidas por Louis de Broglie por ocasião das comemorações do XX aniversário da descoberta da radioactividade artificial, em Outubro de 1954.
O ilustre Professor O. R. Frisch, bem conhecido de todos os físicos, dá-nos no trabalho de que publicamos a seguir uma tradução livre, uma expressão levemente irónica, de uma crítica profunda e bem justificada, dirigida contra o carácter exagerado e especialmente discricionário de que se reveste a propaganda contra os riscos das actividades nucleónicas e contra a popularização de máquinas atómicas. Na verdade, outras actividades humanas envolvem grandes riscos nos quais não se fala ou que não se admite possam limitar aquelas actividades. (Traduzido da revista «Nuclear Engineering», pág. 368, Dez., 1956).
É costume comparar a superfície livre de um líquido a uma membrana elástica sujeita a uma tensão uniforme em todos os seus pontos. De facto, torna-se possível demonstrar, por experiências directas, que há uma estreita analogia entre o comportamento físico das membranas elásticas sujeitas a tensões que as mantenham uniformemente esticadas em todos os sentidos e o comportamento físico das superfícies livres dos líquidos. Esta analogia foi apresentada, pela primeira vez, por Segner (1704-1777) (1) nos meados do século XVIII (1752) mas sòmente cerca de cincoenta anos mais tarde é que a respectiva teoria foi desenvolvida pelo físico inglês Young (1773-1829), em 1805 (2).
F. C. L. - Óptica - 1.o exame de frequência - 1.a chamada - 1957 F. C. L. - Curso Geral de Física. Exame final - Ponto n.o 4 - 14 de Julho de 1956. F. C. L. - Curso Geral de Física. Exame final - Ponto n.o 5 — 19 de Julho de 1956. (Resolução de A. Silvério) F. C. L. - Ano lectivo de 1956-57 - Mecâníca Física — 1.a chamada. F. C. L. - Ano lectivo de 1956-57 - Termodinâmica - 1.o exame de frequência —1.a cha- mada. F. C. L. - Ano lectivo de 1956-57 - Electricidade - 1.o exame de frequência - 2.a chamada. (Resoluções de Telles Antunes)
Curso de Mecânica Quântica e Física Nuclear Programa dos cursos ministrados na Escola de Isótopos, de Harwell

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física